segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Morto ao amanhecer - Charlaine Harris

Título: Morto ao amanhecer
Autora: Charlaine Harris
Editora: Ediouro
Páginas: 316
Preço: R$ 29,90 no Submarino

Sinopse: "Esqueça tudo o que você ouviu sobre vampiros. Os mortos-vivos ganharam o direito de andar livremente. Mas a liberdade de ficar fora do caixão teve seu preço: o fim da existência sedutora e das caçadas sob o luar. Em tempos de sangue sintético é preciso esforço para se adaptar. O vampiro Bill Compton está disposto a tudo para se estabelecer em sua cidade natal - até mesmo desafiar a hierarquia dos clãs vampirescos. Mas ele não contava com uma série de assassinatos inexplicáveis, com a desconfiança dos moradores locais e com seu envolvimento com uma bela - e teimosa - garçonete telepata. Este é o livro que deu origem à serie True Blood."

Demorei bastante para ler "Morto ao amanhecer", da Charlaine Harris, apesar de ter recebido muitas recomendações sobre o mesmo. Os livros dessa série deram origem à ótima série de TV True Blood, exibida pelo HBO (digo ótima, mas só vi uns 3 episódios...rs... mas deu pra perceber que é coisa boa!). No universo criado pela autora, os vampiros "saíram do armário" e vivem por aí entre humanos, se alimentando de sangue sintético. O vampirismo é encarado como uma doença, um tipo de vírus, e não como uma maldição ancestral dos infernos... O enredo se passa na cidade de Bons Temps, e é lá que conhecemos Sookie Stackhouse, uma garçonete com o dom de ler a mente das pessoas. Sookie conhece e se apaixona pelo vampiro Bill Compton, que viveu em Bons Temps antes de se transformar e resolve se reestabelecer na antiga casa de sua família. No meio das cenas quentíssimas entre Bill e Sookie assassinatos de mulheres que são uma espécie de groupies de vampiros acontecem, e o principal suspeito é Bill. Ele e Sookie então unem forças para descobrir quem está matando as mulheres.

O livro é muito bem escrito, e a história ágil é capaz de prender o leitor durante toda a leitura. A melhor sacada pra mim é colocar a doida da Sookie para narrar o livro. Ela tem insights ótimos, hilários às vezes. Bill é um gentleman, doce, respeitoso, um típico vampiro bonzinho que quer namorar Sookie e se integrar de novo à comunidade de Bons Temps. Os demais personagens como Sam, Jason (irmão de Sookie) e as garçonetes que trabalham com Sookie no bar tb são interessantes. Leitura recomendada, com certeza.

3 comentários:

  1. Ahhh... porque será que senti que vc achou só "bom"???
    Eu sou suspeita... adoro Sookie, sou apaixonada por Bill (e Eric e Alcide)e acho a narrativa inteligente, cheio de um sarcasmo subliminar...
    bj

    ResponderExcluir
  2. Todo mundo fala muito bem dessa série!

    ResponderExcluir
  3. Oi Alê! Então, eu achei mt mt mt bom! Gostei bastante... eita, será que fiz uma resenha meio sequinha?! Acho que não estava inspirada na hora...rs... Sookie é o máximo! Adoro, adoro, adoro os insights dela... E acho Bill um encanto. Esperando agora para ler "Vampiros em Dallas", deve ser mt bacana!

    A série começa mt bem Marcinhow! Agurdando ansiosamente por "Vampiros em Dallas"!

    Beijos gente!

    ResponderExcluir