sexta-feira, 30 de abril de 2010

Prelúdio para a morte


Título: Prelúdio para a morte
Autora: Val McDermid
Gênero: Policial
Nº de páginas: 434
Editora: Bertrand Brasil
.
Sinopse: "Quando chuvas torrenciais de verão revelam um cadáver estranhamente tatuado nas encostas de Lake District, a Região dos Lagos inglesa, uma antiga lenda local ganha uma nova e palpitante vida. Durante séculos, os habitantes locais acreditavam que o lendário Fletcher Christian, líder do motim no Bounty, havia forjado o massacre da Ilha Pitcairn — local de refúgio dos amotinados — para que ele pudesse regressar à Inglaterra. A lenda conta também que, de volta à sua terra natal, Fletcher relatara sua aventura a um velho amigo e antigo colega de escola: o célebre poeta William Wordsworth, que a transformou num grande poema épico. O manuscrito permaneceu oculto durante séculos, uma vez que abrigar um fugitivo era, na época, um crime punido com a forca. Nos dias atuais, Jane Gresham, especialista em Wordsworth e, assim como o poeta, nascida em Lake District, está disposta a descobrir de uma vez por todas se o manuscrito realmente existiu — e se ainda pode ser recuperado. Mas, a cada nova pista revelada, segue-se uma morte misteriosa. Jane se vê então em meio a um mistério de 200 anos, ainda capaz de fazer vítimas. Na idílica paisagem da Região dos Lagos, desenrola-se um enigma de vida ou morte... cuja solução vale uma recompensa estimada em milhões."
.
Esse foi o primeiro livro que li da Val McDermid e já adianto que virei fã. Para quem gosta de História o livro é um verdadeiro prato cheio. Quando comecei a leitura já tinha uma vaga noção do que tinha sido o motim no Bounty e já conhecia o poeta Willian Wordsworth dos tempos da faculdade de Letras. As nuances do motim e o perfil de Wordsworth contandos no livro foram muito além dos meus parcos conhecimentos, e estão de tal forma entrelaçados que tornam o livro irresistível, juntando poesia, história, um certo toque de romance e muito mistério. As personagens são muito bem construídas, e gostei imensamente de Jane, a pesquisadora com um que de Indiana Jones das letras. Em momento algum me senti entediada pela leitura, muito pelo contrário: devorei o livro em poucos dias, cada vez mais ansiosa para chegar ao final e descobrir o que realmente tinha acontecido. Não existem uma reviravolta mirabolante e genial no final do livro, na verdade o final é de certa forma previsível (visto se tratar de uma romance que tentava desvendar uma lenda cujo final até hoje não se sabe); mas isso em momento algum tira o mérito da história.
.
"Prelúdia para a morte" certamente merece ser lido!

3 comentários:

  1. Legal a resenha, parece ser um livro interessante :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Laura!
    Todo mundo q lê a autora, vira fã de cara!!
    Minha irmã ganhou um livro dela (acho q é: Um coprpo para o crime - alguma coisa assim!) e eu estou esperando minha vez para ler.
    A Natália leu Prelúdio para a Morte e adorou também!
    Adoro livros com História, é totalmente minha cara!
    Bjks
    Alê

    ResponderExcluir
  3. Fernanda: Obrigada! É mt bom sim, super vale a pena ler!

    Alê: Menina, fiquei fã dela mesmo! Tô aqui procurando os outros livros pra ler... parecem igualmente bons! Acho que vc vai gostar mt de "Prelúdio...". Apesar de totalmente diferente, me remeteu totalmente à minha empolgação ao ler "Jardim de Ossos" da Tess Gerritsen!

    Bjos meninas!

    ResponderExcluir