segunda-feira, 3 de maio de 2010

O Segredo do Anel


Título: O Segredo do Anel: O legado de Maria Madalena
Autora: Kathleen McGowan
Editora: Rocco
Páginas: 429
.
Sinopse: "Tendo Paris como cenário e um quadro de Botticelli como chave do grande mistério, Maureen se envolve com uma entidade secreta e se convence que encontrará e revelará os evangelhos secretos de Maria Madalena."
.
Sempre existiram livros que alegaram uma suposta ligação entre Jesus e Maria Madalena. Alguns são bons, outros nem tanto. Particularmente, eu não vejo essa hipótese como impossível e muito menos como degradante. Jesus viveu em uma época onde homens e mulheres se casavam cedo, e onde os solteiros não eram vistos com muita simpatia. Ele morreu com 33 anos, idade madura para a época. Madalena era sua discípula, comungavam da mesma fé, e não vejo porque não poderia ter existido entre eles uma ligação matrimonial. Mas deixando de lado minha opinião sobre a controversa sagrada linhagem, vamos ao que interessa: O Segredo do Anel vale ou não a pena?
.
Na minha opinião vale sim. O livro é baseado em hipóteses, como os outros do gênero, e não tem lá aquele apelo histórico. A premissa é também similar aos outros livros: Jesus e Maria Madalena tiveram filhos que foram ameaçados por uma sociedade secreta que quer esconder a verdade, enquanto são protegidos por outra sociedade secreta que quer divulgar essa mesma verdade. A diferença de "O Segredo do Anel" é a introdução de João Batista na confusão toda. João Batista era aparentado com Jesus, e de acordo com o livro foi o primeiro marido de Madalena e pai de seu filho mais velho. Depois da morte do Batista, Jesus (que no livro era prometido à Madalena e só não se casou com ela por questões políticas, por assim dizer) toma Madalena como esposa, tem dois filhos com ela e a encarrega de disseminar seus ensinamentos. Passando aos tempos atuais temos Maureen, uma jornalista que de repente se vê sonhando com uma misteriosa mulher de cabelos avermelhados. Essa mulher é Madalena, sua ancestral, que a convoca à uma missão. O livro é bem escrito, a trama é envolvente e o fato de não ter exatamente uma comprovação histórica de tudo o que é falado pela autora não tira seus méritos como boa literatura.
.
Vale a pena conhecer também o site, em português, do livro:
.
http://www.osegredodoanel.com.br/
.
E pra quem já leu e gostou, já está em pré venda no Submarino a sequência: "O Livro do Amor".
.
http://www.submarino.com.br/produto/1/21823762/pre-venda:+livro+do+amor,+o:+o+legado+de+maria+madalena

5 comentários:

  1. Eu já tinha visto esse livro em algumas livrarias on line, mas nunca nem me chamou a atenção, vou entrar no site oficial para obter mais informações!

    ResponderExcluir
  2. Oi Laura!
    Nao sei se vc gosta de ler em ingles mas estou sorteando uma copia de Wicked Lovely na promocao de Maio do meu blog. Se vc tiver interesse passa la! =)
    www.wishingabook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Marcinho, vale a pena demais! O livro é mt envolvente. Acho que vc vai gostar!

    Oi Lívia! Obrigada pelo convite, vou participar sim! E já estou lendo seus posts, e gostando mt!

    Bjo gente!

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre tive curiosidade para ler esse livro, parece ser bem legal e envolvente...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  5. Oi Dé! Vale muito a pena ler sim... é bem envolvente, daqueles que vc começa a ler e nunca mais quer largar! Confesso que já estou ansiosa para ler a sequência.

    Beijo!

    ResponderExcluir