terça-feira, 17 de agosto de 2010

Água para elefantes


Título: Água para elefantes
Autora: Sara Gruen
Editora: Sextante
Páginas: 400

Sinopse: "Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.

Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento ? o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.

É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

Água para elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera."

Comecei a ler "Água para elefantes" depois de uma indicação bastante apaixonada da namorida. Comecei, parei, tentei voltar, não estava achando muita graça. Acho que devo essa aparente falta de interesse ao tema do livro: circo. Tenho uma relação engraçada com o circo. Não gosto nem um ´pouco dos circos modernos, mas tenho verdadeiro fascínio pelos circos do começo do século XX, com suas aberrações e animais e estrelas glamourosas. Semana passada peguei o livro de novo, e depois de passadas as partes iniciais que tinha achado um tanto quanto maçantes, me peguei lendo à toda a velocidade, e confirmando o que já tinha me sido dito: o livro é realmente fantástico.

Fruto de uma pesquisa minuciosa da autora sobre o mundo dos circos que viajam de trem, "Água para elefantes" nos transporta para os bastidores de um circo que procura fazer o maior espetáculo da terra, mas que na verdade não passa de um grande engodo, com poucos artistas de talento e um diretor inescrupuloso. Conhecemos Jacob, que devido a uma tragédia pessoal fica sem rumo na vida. Ao ver o trem passar, ele se joga em um dos vagões e é salvo por Camel, um dos funcionários do circo Irmãos Benzini. Jacob então entra no espetáculo como veterinário do circo, e conhece a bela Marlena, esposa do intratável August. E por aí a gente já vê que as coisas não vão acabar bem...

Achei bastante interessante a forma como o livro é narrado (Jacob, agora velho em uma casa de repouso, vai relembrando seus tempos no circo), e o certo suspense que a autora consegue guardar até o final do livro. Leitura mais do que recomendada!

4 comentários:

  1. Esse livro parece ser muito legal! Todo mundo fala bem dele, quero ler!

    ResponderExcluir
  2. Acho q não terei coragem de ler esse livro. Vou ficar com muita pena dos animais e de jacob.

    deve ser linda essa história.

    bjs...

    ResponderExcluir
  3. Que bom encontrar mais dicas de leitura! Esse está na minha lista.

    ResponderExcluir
  4. Vale a pena demais Marcinho, aposto que vai adorar! Demorei a engrenar, mas quando peguei o ritmo, não soltei mais!

    Ei Ju! Ah, leia sim... realmente fiquei com pena do Jacob e dos animais em alguns momentos, mas realmente vale a pena!

    Oi Bruxa! Seja bem vinda! Que bom que gostou da dica!

    Beijos gente!

    ResponderExcluir