quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O livro perdido das Bruxas de Salem



Título: O livro perdido das Bruxas de Salem
Autora: Katherine Howe
Editora: Suma de Letras


Sinopse: "Para Connie Goodwin, 1991 prometia ser um ano dedicado exclusivamente aos estudos para sua dissertação de mestrado em Harvard. Mas sua mãe, Grace, uma mulher tão esotérica e serena quanto Connie é lógica, prática e dinâmica, tinha planos distintos. A casa da mãe de Grace no interior do condado de Essex estava em ruínas e precisava ser reformada e vendida. Ao pedir à filha para tomar as rédeas deste problema, mal sabia ela que estaria alterando de forma profunda o curso da vida de Connie. Ou será que, sim, sabia?

No condado de Essex, fica a cidade de Salem, palco dos julgamentos de 1692, quando mais de 150 pessoas foram presas e acusadas de bruxaria e mais de 20 condenadas à forca. O episódio é um dos mais infames da História dos Estados Unidos, um triste exemplo de histeria coletiva de proporções medievais, disseminada por um grupo de meninas pré-adolescentes e abraçada por uma comunidade em busca de vingança. "Todos os acusados eram pessoas que estavam fora de compasso com a cultura em que viviam", diz a escritora Katherine Howe. O Livro Perdido das Bruxas de Salem, o primeiro romance da autora, integra os fatos históricos a uma narrativa ficcional de tom feminista.

Ao se estabelecer na casa da avó, Connie começa a mergulhar no passado da região e mais especificamente no de Deliverance Dane, uma mulher cujo nome estava num pedaço de papel guardado junto de uma chave na casa. Uma mulher que se dedicava a curar pessoas doentes receitando remédios e poções. Por isso mesmo, como tantas contemporâneas suas, malvista por parte de sua comunidade. "No período anterior à Revolução Científica, a conexão entre fé, saúde e ciência era bem escorregadia", diz Katherine, que tem mestrado em História Americana e da região da Nova Inglaterra."

Pra quem gosta de bruxaria, romance e mistério, "O livro perdido das Bruxas de Salem" será uma leitura interessante. Mesclando acontecimentos atuais (passados em 1991), com acontecimentos da época dos julgamentos de Salem, o livro nos mostra uma bruxa que fugiu aos registros: Deliverance Dane. Connie encontra na casa da avó uma chave e o nome de Deliverance em uma bíblia. Intrigada, ela começa a buscar essa mulher misteriosa de todas as formas possíveis. Mesclando a busca de Connie com flashs da vida de Deliverance, uma verdadeira bruxa a autora consegue o tom exato de mistério e magia que tornam o livro imperdível. Foco nos nomes das personagens femininas do livro. Foco também no panorama da vida nos EUA de 1692, descrita de forma bastante realista.

Boa leitura!

5 comentários:

  1. Eu me interessei, mais não sei se compraria...

    ResponderExcluir
  2. Deixa eu te avisar... Estão rolando duas super promos no meu blog... Participe!

    ResponderExcluir
  3. Tem alguns post's novos no meu blog, aguardo sua visita.
    bjs....

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcinho! Já estou participando!
    Ah, vale a pena viu? O livro é realmente mt bom... acho que vc vai gostar.

    Oi Ju! Estou conferindo seu blog agora! Ahhhhh, vc tem o Diário do Diabo?! Quase comprei ele aqui na minha cidade! Já leu? É bom?! Acho que vou comprar hj...

    Beijos gente, e obrigada por passar aqui!

    ResponderExcluir
  5. adoreiiii! está na minha lista, que já está grande kkkkkk bjo!

    ResponderExcluir