terça-feira, 18 de agosto de 2009

Amanhecer - The final chapter


Título: Amanhecer
Autora: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 567
.
Sinopse: "Estar irrevogavelmente apaixonada por um vampiro é tanto uma fantasia como um pesadelo, costurados em uma perigosa realidade para Bella Swan. Empurrada em uma direção por sua intensa paixão por Edward Cullen, e em outra, por sua profunda ligação com o lobisomem Jacob Black, ela resistiu a um tumultuado ano de tentação, perda e conflito, para atingir o momento da decisão final. Essa escolha fatal entre fazer parte do obscuro, mas sedutor, mundo dos imortais ou seguir uma vida totalmente humana se tornou o marco que poderá transformar o destino dos dois clãs: vampiros e lobisomens. Agora que Bella tomou sua decisão, uma corrente de acontecimentos sem precedentes se desdobrará, com consequências devastadoras. No momento em que as feridas parecem prontas para ser cicatrizadas, e os desgastantes confrontos da vida de Bella, resolvidos, isso pode significar a destruição. Para todos. Para sempre."
.
O livro final da saga de Stephenie Meyer, assim como seus predecessores (exceto Crepúsculo, o primeiro livro), carece de empatia e de uma coisa fundamental em qualquer livro, seja ele de fantasia ou não: uma boa narrativa. "Amanhecer" trás a encostada na parede para Bella. Ou ela vira vampira e desfruta da imortalidade ao lado de Edward, ou continua humana e desfruta do resto de sua vida com o lobisomem Jacob Black. Bella e Edward se casam e vão passar a lua de mel na costa do Brasil. Lá, a vida é boa, a areia é quente, Edward pode brilhar ao sol e Bella finalmente tem sua noite de amor, que termina em travesseiros mordidos e alguns hematomas (a parte dos travesseiros mordidos é hilária!). Edward, como boa alma sofrida, se fecha, se tortura, agoniza, fica amuadinho... Ou seja, é um saco de marido. E um saco de vampiro. E um bobão! Dessa vez quem consola é Bella. Depois de mais alguns travesseiros despenados e uma cabeceira de cama destruída, Bella engravida. Pausa: Vampiras mulheres não engravidam. Vampiros homens jorram esperma. Seeeeei. Ok, movin´on.
.
O ser que cresce em Bella é um ser nunca visto. Não se sabe o que ele pode fazer com a mãe. Não se sabe como ele será ao nascer. Carlisle e Edward querem abortar o filhote de vampiro(Edward de novo choroso e abatido). Bella, apoiada por Rosalie e Esme, quer ter o filho, mesmo que isso custe sua vida. Pra piorar, os lobinhos resolvem matar a criatura, mesmo que isso custe a vida de Bella. Jacob é contra, e a matilha se divide: Jacob, Seth(amo o Seth!) e uma improvável Leah de um lado, Sam e os outros de outro. Depois de muito lenga lenga, de Edward chaaaato e de Rosalie alucinada, eles descobrem que o bebê pode se comunicar com o pai de dentro do útero. A gravidez de Bella avança rapidamente, enquanto sua saúde piora. No parto, Bella é praticamente dilacerada pelo bebê. Edward a morde várias vezes para assegurar que ela sobreviva, mesmo como vampira. Um Jacob desolado pretende matar o bebê, mas ao ver a doce Renneesme, sofre Imprinting.
.
Bella vira vampira. Renneesmee cresce assustadoramente rápido e demonstra dons especiais: ao colocar a palma da mão em alguém, pode mostrar a essa pessoa seus pensamentos, contar algo sem usar palavras. Tudo é festa até Irina Denali, a irmã de Tanya aparecer. Ela acha que Renneesme é uma "criança imortal"(uma das poucas partes interessantes do livro) e corre pra fofocar com nossos amiguinhos de Volterra. E aí o barraco tá armado. Os Volturi vem que vem que vem chegando,rs, mas nunca mais que chegam. Os Cullen correm a arrumar testemunhas de que Renneesme não é uma criança imortal, e sim uma criança especial. As Denali e mais um bando de vampiros (inclusive vampiras selvagens, meio amazonas) chegam pra testemunhar pelos Cullen. Alice e Jasper supostamente caem na estrada, fugindo do confronto com a realeza. Os lobinhos se juntam mais uma vez aos Cullen, pois devem proteger o objeto do imprinting de Jacob. Os Volturi finalmente chegam com Irina e mais um bando de testemunhas. Todo mundo percebe que os Volturi estão ali para angariar mais ovelhinhas para seu rebanho e não para julgar supostos crimes. Bella se mostra um puta escudo, protegendo a todos. Irina morre. Mais lenga lenga teeeenso e Alice e Jasper aparecem trazendo um outro vampiro igual à Renneesme. Oba, eles não desertaram. Como se a gente não esperasse por isso... Os Volturi vão embora e fica tudo bem. E pronto.
.
Li no site da Stephenie Meyer várias respostas dela para perguntas do tipo "Como Edward engravidou Bella?", "Pq não teve briga com os Volturi?", e nenhuma me convenceu muito... Recomendo que leiam o site, pq apesar dos livros ruins, Stephe parece uma pessoa bacana...rs...
.
Nota 4 para Amanhecer. Pontos bacanas: o parto de Renneesme, que apesar de manjado, me deixou tensa; Bella super forte, super fodona, super modelo, coisa mais engraçada do mundo; as sub histórias das irmãs Denali e do vampiro meio humano e sua tia; os títulos dos capítulos narrados por Jacob, hilários!; o cara dos passaportes falsificados. Pontos chaaaatos: qualquer coisa com Edward no meio; a saída estratégica e manjada de Alice "vou-fazer-algo-muito-bacana-que-vai-ser-essencial-mas-agora-eu-preciso-fingir-que-desertei-beijomeliga"; a lenga lenga na ilha de Esme; a lenga lenga da gravidez. Apesar de tudo, não larguei o livro um minuto e li com dois dias.

Um comentário:

  1. Odiei este livro. Lia e pensava....como sou masoquista para ler esta droga. Bella é uma insuportável, acha que o mundo gira em torno das indecisões dela. Edward me decepcionou....sem personalidade...só faltou Bella por uma coleira nele e sair falando: vem totó! Eles tem uma filha e são os outros que cuidam....que coisa absurda. Livro ruim. Stephenie é autora de um livbro só e este chama-se Crepúsculo.
    Bj

    ResponderExcluir