quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Mentes perigosas - O psicopata mora ao lado


Título: Mentes perigosas - O psicopata mora ao lado
Autora: Ana Beatriz Barbosa Silva
Editora: Objetiva
Páginas: 210
Preço: R$ 36,90, na Livraria Resposta

Sinopse: "
Normalmente a psicopatia é associada a pessoas violentas, com aparência de assassinas e que podem ser facilmente identificadas. Mas, diferentemente do que se costuma acreditar, psicopatas, em sua grande maioria, não são necessariamente assassinos. Em Mentes Perigosas, a médica psiquiatra Ana Beatriz B. Silva alerta para o fato de que os psicopatas podem permanecer por muito tempo ou até uma vida inteira sem serem descobertos. "Eles Transitam tranqüilamente pelas ruas, cruzam nossos caminhos, freqüentam as mesmas festas, dividem o mesmo teto, dormem na mesma cama... Apesar de mais de vinte anos de profissão, ainda fico muito surpresa e sensibilizada com a quantidade de pacientes que me procuram com suas vidas arruinadas, totalmente em frangalhos, alvejadas por esses seres", diz ela.


Ana Beatriz alerta no livro para o poder destrutivo dos psicopatas, que manipuladores, perversos e desprovidos de culpa, remorso ou arrependimento, são capazes de passar por cima de qualquer pessoa para satisfazer seus próprios interesses: "Eles podem arruinar empresas e famílias, provocar intrigas, destruir sonhos, mas [em sua maioria] não matam. E, exatamente por isso, permanecem por muito tempo ou até uma vida inteira sem serem descobertos ou diagnosticados. Por serem charmosos, eloqüentes, "inteligentes", envolventes e sedutores, não costumam levantar a menor suspeita de quem realmente são. Podemos encontrá-los disfarçados de religiosos, bons políticos, bons amantes, bons amigos. Visam apenas benefício próprio, almejam o poder e o status, engordam ilicitamente suas contas bancárias, são mentirosos contumazes, parasitas, chefes tiranos, pedófilos, líderes natos da maldade."

Essa foi uma das minhas leituras preferidas do feriadão. Ana Beatriz expõe com muita clareza, e sem termos técnicos em excesso, a psicopatia e suas implicações no cotidiano das pessoas. De acordo com a autora, a cada 25 pessoas, uma sofreria de psicopatia, seja ela leve, moderada, ou severa. Durante as páginas a autora mescla explicações sobre a mente do pscicopata e alguns casos que ela coletou em anos de consultório, mostrando que o psicopata nem sempre é o serial killer que aparece no jornal, podendo ser aquela amiga que sempre pede dinheiro emprestado e nunca devolve, ou o namorado que só pensa em si mesmo... Leitura interessante, principalmente para quem gosta de literatura policial.


5 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro.
    Acho que ia gostar muito, já que sou meio paranóica.
    BjOss

    ResponderExcluir
  2. Sempre que passo na Saraiva e vejo me dá vontade de comprar. Os psicopatas tem uma 'cabeça' fascinante. só que acho o livro um pouco carinho. Por exemplo, é quase o mesmo preço do livro A Passagem que tem 816 páginas :(:(

    Bjssss

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol! Vale super a pena, é um livro muito interessante... No começo achei que ia ser uma leitura mais massante, cheia de explicações técnicas, mas a autora deixa td mt acessível. Recomendadíssimo!

    Oi Natália! Eu peguei o exemplar que li emprestado de uma colega de trabalho, que por sua vez tb pegou emprestado de não sei quem,hehehehe... Quando fui pesquisar o preço pra colocar aqui no blog achei bem carinho tb!
    Cabeça fascinante é pouco menina! Sempre gostei mt de ler sobre psicopatas e serial killers, eles costumam ter uma inteligência brilhante!

    Beijos meninas!

    ResponderExcluir
  4. Ai, que bacana! Tb quero ler esse... dpois das recomendações que me fez, já devo ter uns 15 livros na lista, rs. Parabéns pelo blog, amiga... embora há anos convivendo c vc não sabia q tinha um blog kkkk... deveria popularizar mais sua "cultice", viu? bjim

    ResponderExcluir