quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Série Crepúsculo by Charlie


Olá, leitores e leitoras do blog da minha ama e senhora, vulgo Dra. Frankenstein (é o tipo de relação que temos né?! Criadooor e Criatura!)... Estou aqui a pedido da Laura para dar um toque mais realista às resenhas de livros com temática vampírica. E para começar com o canino direito, vou fazer a resenha da série preferida de 12 entre 10 adolescentes histéricas: Crepúsculo, da querida Stephenie Meyer.

Bom, devo começar dizendo que sou Team Edward até morrer (hahaha, essa foi boa!). Sou completamente apaixonada pelo vampirão com jeito de bom moço. Amo um cavalheirismo à moda antiga, e confesso que derreteria se visse Edward todo de terno e gravata abrindo a porta do carro para mim... suspiros...

Por conta de minha vida além túmulo bastante agitada, só tive a oportunidade de ler os 4 livros há mais ou menos um mês. Um detalhe sobre vampiros: nós praticamente damos aula de leitura dinâmica. É espantosa a velocidade com que lemos. Demorei mais ou menos 1 dia e meio para ler Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer.

Gosto do estilo mais recatado e delicado com que Stephenie escreve (como a Laura, não sou nem um pouco fã do excesso de "adolescentismos" que as moças Cast usam na Série House of Night). Sempre fui um pouco nostálgica com relação à tempos mais antigos, onde as pessoas falavam suas línguas corretamente, sem o excesso de gírias que há hoje, sem palavrões e cenas picantes para todo lado (deixando claro que não vivi esses tempos! Sou quase uma vampira bebê. Mas quem não gosta de pensar que antigamente as coisas eram mais simples e líricas né?!). Sou fã de chick lit, mas chick lit de Jane Austen e afins. Sou uma vampira à moda antiga e gosto de ser cortejada ao luar. Embora isso não tenha acontecido nenhuma vez na minha recente vida desencarnada. Pena.

Mas voltando aos livros. Uma coisa que já vi sendo citada como crítica na série é justamente o excesso de zelo e candura de Edward. Ele é tido por muitos como o "vampiro bobão". Gente, Edward é um gentleman do século passado. É claro que ele acha lindo conquistar Bella de forma romântica e suave, e eu acho justamente essa uma de suas características mais encantadoras. Bella não é lá minha personagem favorita (ciúmes de Edward?!), mas acho que ela também merece olhares mais condescendentes do que os que recebe. O restante dos Cullen é ok, e gostei muito das partes que continham trechos do passado de cada um. Fiquei bastante interessada na história de Jasper, e senti falta de mais detalhes sobre Emmett. Meu livro preferido foi justamente o mais criticado: Lua Nova. Não que eu quisesse passar tanto tempo longe de Edward, mas achei a idéia da autora genial (e eu adoro sacadas geniais em livros): privar a mocinha (e mais que isso, privar os leitores) do mocinho, do par perfeito, do amado, e deixar que ela tivesse uma perspectiva do que seria a vida sem ele. Acho que Lua Nova foi o divisor de águas na relação de Bella e Edward, e acredito que se tudo fossem flores e passeios em campinas banhadas pelo sol, de repente não teríamos Renesmmee caminhando por aí...

Não gosto de Jacob pelo fato que é descrito no livro: vampiros não se dão com lobisomens, muito menos com lobos (sim, eles existem, e acreditem: seu cheiro é uma mistura de cachorro molhado com mofo. Eco). E também não gosto de pirralhos marrentos que acham que sabem o que é melhor para todo mundo. Apesar disso, gostei dos capítulos narrados pelo cachorro em Amanhecer. Foi interessante saber que os lobos são realmente mal educados e desprovidos de inteligência...hahahaha... vampires rules!

Em Eclipse nós vemos um lado mais selvagem de Edward quando ele mata Victoria para salvar Bella. Uau. Queria que alguém fosse tãooo apaixonado por mim assim. Uma das partes que mais gostei foi a aparição dos Volturi. Gosto deles. Queria que a aplicação da lei vampírica fosse tão mole na vida real quanto é mostrada no livro... Acho que essas foram as únicas partes relevantes para mim em Eclipse.

Em Amanhecer, não fiquei nem um pouco impressionada pela história da gravidez de Bella, simplesmente porque é impossível... nós vampiros não podemos ter filhos e pronto. Não que eu não ficaria cheia de felicidade de ver um dentucinho meu correndo por aí, mas simplesmente não vai acontecer. Como já diria o Metallica... sad, but true. O desfecho da história foi o esperado, com final feliz pra todo mundo e muito amor pra dar e vender.

Recomendo a série Crepúsculo, mas não acreditem em tudo que leem! Stephenie mandou bem em muitas coisas, mas nós definitivamente não parecemos uma alegoria de carnaval ao sair ao sol. Até a próxima!

Xoxo,

Charlie.

PS: A foto do post anterior é meramente ilustrativa. Pura gracinha da Dona Criadora. A Criatura aqui é muito mais bonita e menos molhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário