segunda-feira, 27 de julho de 2009

Qual livro você seria?

Façam o teste "Que livro você é?"! É mt legal!
.
http://educarparacrescer.abril.uol.com.br/leitura/testes/livro-nacional.shtml
.
Dica da Carla, do Leitura (mais que) obrigatória.

Meus resultados foram:


"Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis
.
Ok, você não é exatamente uma pessoa fácil e otimista, mas muita gente te adora. É possível, aliás, que você marque a história de sua família, de seu bairro... Quem sabe até de sua cidade? Afinal, você consegue ser inteligente e perspicaz, mas nem por isso virar as costas para a popularidade - um talento raro. Claro que esse cinismo ácido que você teima em destilar afasta alguns, e os mais jovens nem sempre conseguem entendê-lo. Mas nada que seu carisma natural e dinamismo não compensem."Memórias póstumas de Brás Cubas" (1881) é considerado o divisor de águas entre os movimentos Romântico e Realista. Uma das expressões da genialidade de Machado de Assis (e de sua refinada ironia), há décadas tem sido leitura obrigatória na maior parte das escolas e costuma agradar aos alunos adolescentes. Já inspirou filme e peças de teatro. É, portanto, um caso de clássico capaz de conquistar leitores variados. Proezas de Machado.
.
"Antologia poética", de Carlos Drummond de Andrade
"O primeiro amor passou / O segundo amor passou / O terceiro amor passou / Mas o coração continua". Estes versos tocam você, pois você também observa a vida poeticamente. E não são só os sentimentos que te inspiram. Pequenas experiências do cotidiano – aquela moça que passa correndo com o buquê de flores, o vizinho que cantarola ao buscar o jornal na porta – emocionam você. Seu olhar é doce, mas também perspicaz. "Antologia poética" (1962), de Drummond, um dos nossos grandes poetas, também reúne essas qualidades. Seus poemas são singelos e sagazes ao mesmo tempo, provando que não é preciso ser duro para entender as sutilezas do cotidiano.
.
"Doidas e santas", de Martha Medeiros
Moderninha e solteira, ou radiante de véu e grinalda? Eis a questão da jovem (ou nem tão jovem) mulher profissional, cosmopolita e, apesar de tudo, muito romântica. Eis a sua questão! Confesse: quantas horas semanais você gasta conversando sobre encontros e desencontros sentimentais com as suas amigas? Aliás, conversando não. Analisando, destrinchando... Mas isso não quer dizer que você só questione a existência de príncipe encantado, não. A vida adulta hoje não está fácil para ninguém, como bem mostram as 100 crônicas de "Doidas e Santas" (2008), que retratam os sabores e dissabores da vida sentimental e prática nas grandes cidades.
.
Gostei bastante dos resultados! :)

4 comentários:

  1. Eu já fiz esse teste umas duas vezes, mas não gostei dos resultados. Nunca li nenhum dos livros citados, e não me identifiquei com as resenhas... sei lá, não deu certo para mim..! :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Laura...

    Gostei do teste... o meu deu "Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis...
    Achei bem próximo à realidade...

    beijos...
    Dé...

    ResponderExcluir
  3. O meu foi Doidas e Santas....acho que já fui exatamente assim....mas agora...com a passagem de TANTOS anos....essa menina que destrinchava frases e telefonemas de caráter ambíguo, ficou no passado!!!
    bj

    ResponderExcluir
  4. Ola, o meu deu o mesmo resultado que o seu!
    Muito bacana o teste.

    Até

    ResponderExcluir