segunda-feira, 27 de julho de 2009


Título: Harry Potter e a pedra filosofal
Autora: J.K. Rowling
Editora: Rocco
Número de páginas: 263
Sinopse: "Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, o leitor é apresentado a Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas.O menino de olhos verdes, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais.A fábula, recheada de fantasmas, paredes que falam, caldeirões, sapos, unicórnios, dragões e gigantes, não é, entretanto, apenas um passatempo. Harry Potter conduz a discussões metafísicas, aborda o eterno confronto entre o bem e o mal, evidencia algumas mazelas da sociedade, como o preconceito, a divisão de classes através do dinheiro e do berço, a inveja, o egoísmo, a competitividade exacerbada, a busca pelo ideal, a necessidade de aprender, nem que seja à força, que a vida é feita de derrotas e vitórias e que isso é importante para a formação básica de um adulto."
.
A sinopse acima, retirada do site da Lojas Americanas é muito bem feita, e reflete muito do que penso sobre o primeiro livro da série "Harry Potter": uma imensa lição de moral disfarçada de livro para crianças. J.K. Rowling é hoje uma das minhas autoras preferidas. Ela é talentosa, criativa e escreve muito bem. E sem perder a qualidade. Em 7 livros(excluindo aqui "Quadribol através dos tempos", "Animais fantásticos e onde habitam" e "Contos de Beedle, o Bardo") ela fez o que Stephenie Meyer não conseguiu fazer em 4: contar uma história coesa, interessante, sem muitos furos e repleta de um universo fervilhante de informações. Ouso dizer que "Harry Potter" está pau a pau com "O senhor dos anéis" em termos de qualidade da obra.
.
"Harry Potter e a Pedra Filosofal" nos mostra um Harry mau tratado e sem auto estima. Sendo sempre humilhado e preterido na casa dos tios, ele se espanta com a sorte que tem de ser um bruxo, e ainda um bruxo famoso!, coisa que ele jamais sonharia. Junto com Harry conhecemos personagens inesquecíveis: Dumbledore, forte, poderoso, e ainda assim extremamente terno; Hermione, que não para de falar e lançar conhecimentos para todo lado; Rony Weasley, com seu jeito engraçado; o petulante sangue puro Draco Malfoy, que todos adoramos odiar; o bonachão guarça-caças Hagrid e a professora Minerva; o cruel Snape, entre outros. A própria escola de bruxaria de Hogwarts é um show a parte para os leitores, com seu teto que reflete o céu do lado de fora, suas escadarias e portas que se mexem e as quatro casas que competem pela excelência: Lufa-Lufa, Corvinal, Sonserina e Grifinória.
.
O primeiro livro da série é um perfeito "livro de apresentação": tudo que precisamos saber vai nos sendo apresentado de maneira clara e os mistérios vão aparecendo e nos deixando ainda mais ansiosos pela continuação. É um livro que prende pela qualidade da narrativa e pela maneira encantadora como vão sendo construídos os espaços e os personagens. Vale a pena ler e reler, e é um dos meus preferidos da série.

2 comentários:

  1. Eu sou totalmente fã de Harry Potter....excelente leitura, um universo incrivelmente detalhado foi criado para a saga do nosso "herói", uma trama elaboradíssima....eu também considero Harry Potter pau a pau com O Senhor dos Anéis (ainda que prefira o último). Meu coração se encheu de ternura com o primeiro livro, Potter é o exemplo clássico da criança que sofre maus-tratos....a chegada dele a Hogwarts, a sensação de finalmente "pertencer" à algum lugar foi descrita de maneira espetacular pela autora.
    Eu sou suspeita, sou órfã de Harry Potter.
    bj

    ResponderExcluir
  2. Tb sou órfã de HP! Os livros da série são mt bem escritos. O universo é super detalhado, e totalmente coeso. Acho que mesmo a fantasia tem que ser necessariamente coesa, coisa que não percebo na série Crepúsculo, por exemplo.

    Me emociono sempre que lembro de Harry chegando em Hogwarts, onde ele finalmente é querido e desejado... e quando ele vê as fotos animadas dos pais? Lindo!

    Bjos!

    ResponderExcluir