terça-feira, 11 de maio de 2010

Dicionário de Nomes Próprios


Título: Dicionário de Nomes Próprios
Autora: Amelie Nothomb
Editora: Nova Fronteira
Páginas: Não lembro e não achei na net, mas é fininho...
.
Sinopse: "Neste ´Dicionário de Nomes Próprios´, a autora dá título de obra de referência a um romance em que os nomes dos personagens são peças-chave para o enredo. Lucette e Fabien, jovens de 19 anos, resolvem brincar de casamento e ter um filho. A escolha do nome do bebê gera uma desavença silenciosa que leva Lucette a cometer um assassinato. Indiferente a qualquer conseqüência, ela enfrenta a perplexidade geral com uma tranqüilidade insuportável. Justificando-se para si mesma, encerrada em um mundo particular, ela é presa e dá à luz a sua filha na prisão. Plectrude, no seu modo de ser inspirador da poesia, já nasce com o destino marcado. Carrega o nome como um talismã e faz do incomum o ordinário em sua trajetória de vida."
.
Uau. O que dizer do livro da francesa Amelie Nothomb? Encontrei o mesmo perdido na sessão de literatura francesa aqui da biblioteca de Itabira. Achei o título interessante, e a sinopse(diferente dessa que coloquei no site) bem sugestiva. Confesso que o livro foi uma surpresa. Boa surpresa, diga-se de passagem. O livro causa uma estranheza gostosa, que suscita a curiosidade. Os nomes são muito importantes para a história, e é a escolha de um nome que cria a tragédia que dá tom à narrativa. Não sei vocês, mas acredito que o nome influencia sim na personalidade e talvez, quem sabe?, até no destino de quem o carrega. Plectrude, filha de Lucette e Fabien, carrega em seu nome e em sua história uma marca, que acaba por se tornar uma sina da qual não se sabe se ela vai escapar. O livro muitas vezes parece absurdo, mas de uma maneira boa. Recomendadíssimo!

3 comentários:

  1. Nossa, que diferente Laura!!! Diferente até do que estou acostumada a ver por aqui!
    mas é bom experimentar e se surpreender, não é?
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Alê, esse livro é bem diferentão mesmo! Amei! Dá vontade de conhecer os loucos dos protagonistas... É bem envolvente! De literatura francesa só conhecia Anais Nin, foi bacana ler algo mais atual...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo e adorando, Plectrude é uma menina incomparável, Mais até onde li ela perdeu sua personalidade, mais vamos ver o que acontece.!

    ResponderExcluir