terça-feira, 4 de maio de 2010

Melancia


Título: Melancia
Autora: Marian Keyes
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 490
.
Sinopse: "Foi demais da conta para Claire o dia do nascimento da sua filha. Ao acordar no quarto do hospital depara com o marido olhando-a na cama. Deduzindo tratar-se de algum tipo de sinal de respeito, ela nem suspeita de que ele soltará a notícia da sua iminente separação: "Ouça, Claire, lamento muito, mas encontrei outra pessoa e vou ficar com ela. Desculpe quanto ao bebê e todo o resto, deixar você desse jeito..."
.
Em seguida, dá meia-volta e deixa rapidamente o quarto. Defato, ele sai quase correndo. Com 29 anos, uma filha recém-nascida nos braços e um marido que acabou de confessar um caso de mais de seis meses com a vizinha também casada, Claire se resume a um coração partido, um corpo inteiramente redondo, aparentando uma melancia, e os efeitos colaterais da gravidez, como, digamos, um canal de nascimento dez vezes maior que seu tamanho normal! Não tendo nada melhor em vista, Claire volta a morar com sua excêntrica família: duas irmãs, uma delas obcecada pelo oculto, e a outra, uma demolidora de corações; uma mãe viciada em telenovelas e com fobia de cozinha; e um pai à beira de um ataque de nervos. Depois de muitos dias em depressão, bebedeira e choro, Claire decide avaliar os prós e contras de um casamento de três anos. E começa a se sentir melhor. Aliás, bem melhor. É justamente nesse momento que James, seu ex-marido, reaparece, para convence-la a assumir a culpa por te-lo jogado nos braços de outra mulher.. Claire irá recebê-lo, mas lhe reservará uma bela surpresa..."
.
Eu sou fã da Marian Keyes desde que li "Sushi". Os livros dela são gostosos de ler, tem aquele quê de vida da gente sabe? Juro que tem hora que parece que estou me lendo ali, no meio de todas as presepadas em que as personagens se envolvem...rs... "Melancia" começa partindo do princípio de que "desgraça pouca é bobagem". Claire, a personagem principal, leva uma vida bacana em Londres. Tem o marido perfeito, um apartamento super classudo e está grávida do primeiro filho. E ainda nem tem 30 anos! Tudo muito lindo, até o dia em que a filha nasce... e o marido de Claire decide que essa é a melhor hora do mundo para abandonar a esposa e ir viver de amor com a vizinha... É ou não é o marido perfeito?
.
Sem ter para onde ir, Clarire volta para a casa dos pais. E é nessa hora que a história ganha a gente de vez. A família de Claire é um show à parte: a mãe é viciada em novelas, não cozinha por nada e não deixa ninguém mais cozinhar na casa; o pai é um cara bacana, mas à beira de um colapso numa casa cheia de mulheres; a irmã Ana é uma graça, parece uma fada, mas é louca varrida de pedra e acredita em qq coisa remotamente exotérica que se apresente; Helen é a irmã sedutora, linda e charmosa, que tem todos à seus pés... uma chata de galocha, mimada, insuportável, mas responsável por algumas das melhores risadas do livro. A própria Claire muitas vezes vira coadjuvante das presepadas da família, que rouba a cena totalmente!
.
O livro rende muitas risadas, alguns momentos em que você quer pegar Claire no colo e falar que vai ficar tudo bem... E mostra principalmente que por mais escuro que esteja o túnel, uma hora acaba aparecendo uma luz no final dele! =o)
.
"Melancia" é mais do que recomendado!

6 comentários:

  1. Ei Laura,

    Eu amoo este livro, ja li 2 vezes e agora bateu aquela saudade rsrsrs e como não tenho no blog um dia ainda leio de novo pra postar :P

    A sequencia Férias que é da irmã dela Rachel tbm é muitoooo legal.

    bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanda! É uma delícia de livro né?! Achei muito divertido, e apesar do mote da história, bastante leve. Tô super afim de ler Férias tb, e os outros livros dela que ainda não li!

    Obrigada por passar por aqui, tenha um ótimo dia! =o)

    ResponderExcluir
  3. Minha irmã tem esse livro, e sempre achei estranho ver ela lendo e dando gargalhadas, logo atiçou a curiosidade para le-lo!!!

    ResponderExcluir
  4. É engraçado sim menino, chorei de rir em algumas partes! Pq é aquela coisa... a pessoa tá tão no fundo do poço, tudo de ruim que tinha que acontecer já aconteceu, que só resta descambar pro humor, mesmo que negro, pra tentar dar uma aliviada!rsrsrsrs Vale super a pena!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é bom, faz tempo que não leio..! ;) Deu vontade de reler :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Fernanda, eu me surpreendi com "Melancia". No começo tava achando o livro chato, sem personalidade... e de repente... UAU! Não larguei mais!

    ResponderExcluir