quinta-feira, 6 de maio de 2010

Título: Sepulcro
Autora: Kate Mosse
Editora: Suma de Letras
Páginas: 600
.
"Em Sepulcro, duas histórias paralelas estão separadas por mais de um século. Em outubro de 1891, a jovem Léonie Vernier e seu irmão Anatole saem apressadamente de Paris para o Domaine de la Cade, a imponente propriedade da família de sua mãe, próxima da cidadela medieval de Carcassonne. O rapaz corre risco de vida e divide um segredo com sua tia Isolde, que mora no local. Logo, Léonie também terá seu segredo guardado sob a copa das árvores das florestas escuras da região, dentro da sinistra câmara mortuária que ali se esconde desde tempos imemoriais e cuja chave é um baralho de tarô muito particular, de poder inimaginável. Mais de cem anos depois, em outubro de 2007, a bordo de um trem recém-saído de Paris, Meredith Martin tem muito sobre o que refletir. O que a leva ao exclusivo Hotel Domaine de la Cade parece ser apenas a pesquisa de uma biografia do compositor Claude Debussy. Mas ela sabe que há mais: o desejo de descobrir as origens de sua família, que parecem remontar à misteriosa região. A velha partitura de piano amarelada e as fotos antigas que foram só o que sua mãe lhe deixou são a única chave de que dispõe. E as cartas, em que até então nunca acreditara. As encruzilhadas que ligam Léonie e Meredith são o grande mistério de Sepulcro. Os antigos enigmas que as cercam - se desvendados - podem levar a um grande tesouro, de serenidade e crescimento pessoal. Afinal, em Carcassonne "nenhum contador de histórias fica sem inspiração e nenhum visitante consegue escapar ao charme, à beleza e ao esplendor de um paraíso natural esculpido pelo tempo", revela Kate Mosse."
.
Eu sempre reluto um pouco ao fazer resenhas de livros que me marcaram. será que vou conseguir passar a verdadeira essência da obra? Vou conseguir mostrar exatamente porque essa obra me conquistou? Me senti assim com "A Sombra do Vento", e me sinto assim com "Sepulcro". Começo pelo nome: já perceberam como a palavra "sepulcro" é boa de falar? Rola na boca... sai assim, fácil, bonita... Mas vamos ao que interessa. Comprei "Sepulcro" numa ida à BH, mas acabei protelando um pouco a leitura, e só mais ou menos um mês depois é que comecei a ler. De imediato achei interessante o livro tratar de cartas de Tarô; na época andava eu às voltas com um baralho de Tarô recém comprado. Depois que comecei a ler, não consegui mais largar.
.
"Sepulcro" trás uma dimensão totalmente nova à escrita de Kate Mosse. "Labirinto", a obra anterior da autora, era extremamente interessante, mas por vezes um tanto quanto arrastado. Em "Sepulcro" o clima calmo dos acontecimentos dá lugar à uma roda de eventos que prende, faz pensar e querer saber mais. Apesar de utilizar o mesmo mote de "Labirinto", duas histórias complementares separadas pelo tempo, "Sepulcro" é incrivelmente mais bem construído. As personagens são do jeito que eu gosto: atormentadas na medida certa. O que dá o tom à "Sepulcro" é justamente uma das coisas que o ser humano mais gosta: segredos. Tudo gira em torno de mistérios e segredos muito bem guardados, que são pouco a pouco revelados com maestria pela autora. Romance, drama, mistério, aventura, tudo isso dosado de modo a prender o leitor pelo tempo necessário para devorar as 600 páginas (que em momento algum parecem ser em demasia; pelo contrário, senti foi falta de mais!). A história é bastante sedutora, e tem na região de Carcassone um dos maiores triunfos do livro. Dá vontade de ir correndo pra lá. Não vou contar muito pois senão acabo contando o livro todo, mas posso dizer que até o momento, "Sepulcro" ocupa o lugar de melhor livro lido em 2010. E acho que vai ser difícil alguém roubar dele esse posto!

4 comentários:

  1. Laura!!! Depois de uma resenha dessa, quase uma intimação, é impossivel ficar sem ler. Simplesmente perfeito seu texto =D
    Só não sei se vou conseguir ler labirinto, tenho medo de desanimar de vez e acabar não querendo saber mais de kate Mosse.

    Beijos!
    Cel.

    ResponderExcluir
  2. Eu simplesmente amei os livros dela... acho que você conseguiu passar muito bem como a história te tocou, gostei inclusive da sua análise da palavra, sabe que eu também acho bonita, apesar do significado, né??
    Um livro lindo... que vale a pena...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  3. Sempre fiquei meio curioso para ler Labirinto, mas confesso que a sua resenha me deu mais vontade de ler esse livro primeiro.

    Marcinhow
    Marcinhoweoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Celsina! Que bom que gostou da resenha! Leia, leia, leia... vale muito a pena! Sugiro que leia "Sepulcro" primeiro, vai se sentir mais motivada a ler "Labirinto", que também é muito legal, apesar de bem mais lento, e até um pouco mais confuso.

    Oi Dé! Sepulcro é uma palavra linda, e muito gostosa de falar! Adoro o som que forma! Mesmo com um significado pesado, por assim dizer, ela me remete à uma leveza... Eu gostei mais de "Sepulcro" do que de "Labirinto", achei mais direto, mais interessante...

    Marcinho, vc vai gostar muito de "Sepulcro", tenho certeza! Leia e depois me diga o que achou viu?

    Beijos gente, bom find!

    ResponderExcluir