terça-feira, 28 de julho de 2009



Título: "Harry Potter e a Câmara Secreta"

Autora: J.K. Rowling

Editora: Rocco

Número de páginas: 287

Sinopse: "Harry Potter e a Câmara Secreta acompanha mais um ano do jovem Harry Potter em seu ensino mágico em Hogwarts, mas agora com maior intensidade nas emoções de um pré-adolescente que busca respostas, enquanto tenta livrar a vida dos amigos e a sua própria. Depois de passar novamente as férias com os abomináveis Dursley, seus tios trouxas, Harry volta para Hogwarts de forma turbulenta - aparentemente, algo de muito terrível o espera por lá. Sem demora, alguns fatos inexplicáveis passam a acontecer e Harry surge não mais como vítima, mas como suspeito de envolvimento com eles. Sem a certeza de até onde as coisas podem estar certas ou erradas, Harry parte para mais uma vertiginosa aventura contra um mal que ele não pode ainda ver, mas está constantemente à sua espreita."

Harry está crescendo. Depois de um ano em Hogwarts e de descobrir muitas coisas sobre sua família, o mundo bruxo e o temível Lord Voldemort, nosso herói passa as férias com os tios trouxas novamente(tios esses que ninguém merecia ter), e ao voltar para Hogwarts acaba sendo suspeito de abrir a Câmara Secreta construída por Salazar Slytherin, o fundador da Sonserina. A Câmara abriga um monstro, e só poderia ser aberta por um herdeiro de Salazar. A suspeita acaba recaindo em Harry por este ser um ofidioglota(foco nesse fato), ou seja, é um bruxo(raro) que pode se comunicar com as cobras, habilidade que Salazar Slytherin também possuía.

J. K. Rowling continua em grande estilo a saga de Harry Potter, contando de forma outra vez envolvente mais um ano na vida do menino bruxo. Narrativa fluida, interessante e bem escrita, com sacadas bem inteligentes, como o diário amaldiçoado que acaba fazendo Gina Weasley(irmão de Rony, um dos melhores amigos de Harry) abrir a Câmara Secreta e libertar o temível Basilisco. Tudo culpa de Lucius Malfoy, que é quem coloca o diário nas coisas da Gina.

É nesse livro que conhecemos o professor Gilderoy Lockhart, que finge ser um bruxo muito corajoso mas na verdade não passa de um mentiroso safado. Ele proporciona muitas risadas durante a leitura. Além de Gilderoy, outros dois personagens com quem simpatizo bastante aparecem pela primeira vez nesse livro: a aranha gigante Aragogue e o elfo doméstico Dobby, um fofo com seus olhões enorme e sua lealdade. Esse livro também tem uma referência à prisão de Azkaban, muito importante para o livro seguinte.

A série Harry Potter teve qualidade impecável, na minha humilde opinião, até o 5º livro da série("Harry Potter e a Ordem da Fênix"), sendo que "Harry Potter e a Câmara Secreta" é um dos melhores livros, perdendo apenas para "Harry Potter e o Cálice de Fogo" e "Harry Potter e o Enigma do Príncipe". Mais uma vez, diversão garantida!

3 comentários:

  1. Hmm... é, eu não gosto de HP, não...! ;)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Ahhh concordo totalmente com vc!!! Livro super bom!!! Sabe que o filme me rendeu um problemão com meu filho, que por conta da Aragogue tem medo de aranhas até hoje, é mole???

    ResponderExcluir
  3. Esse teste não é demais? Fiquei passada com o resultado...até acertaram na minha profissão!

    Acertaram com vc tb?

    beijos!

    ResponderExcluir