terça-feira, 20 de outubro de 2009

O Diário (de um Roteirista de Uma Série) de Vampiros


Gente, esse texto hilário foi publicado no ótimo blog "Ligado em Série", do Bruno Carvalho. É tão legal, e reflete tanto a minha opinião sobre o livro (e a série tb, baixei o 1º ep.), que tive que postar... É longo, mas vale a pena!

“Querido Diário,

Estou muito feliz que alguns produtores executivos do canal CW me deram uma série para escrever. Mas faltava um bom tema. Eu andei reparando que ultimamente todo tipo de produção sobre vampiros que é baseada em um livro faz sucesso. Por isso eu fui à livraria mais próxima da minha casa e vi que Crepúsculo de Stephenie Meyers e Southern Vampire de Charlaine Harris não só são best-sellers, como também têm suas adaptações muito bem sucedidas no cinema e na TV. Aí me ocorreu: “Por que não convencer os produtores de me deixar escrever uma série sobre vampiros também baseada em um livro?” Corri até a seção certa e acabei achando o livro The Vampire Diaries de uma tal de Lisa Jane Smith (nossa, mulheres adoram escrever sobre esse tema, né?). Aí eu descobri lendo a orelha que o livro conta a história de um vampiro bonzinho que tem um diário! E olha que coincidência mais maluca: EU TAMBÉM TENHO UM DIÁRIO E ESTOU ESCREVENDO NELE AGORA! Na mesma hora liguei para o jurídico da CW e mandei adquirir os direitos para essa mega adaptação que vai estrear no Fall Season (Meu Deus, não estou nem acreditando!)

Bom, mas sobre a história em si, não tive paciência pra ler o livro todo. O importante é que o título tá definido, a premissa tá garantida e agora é só correr pro abraço. O protagonista vai ser um vampiro galã, “sangue bom”, muito velho e que já passou por várias épocas históricas (por isso ele vai ter muuuuuitos diários!). Aí tem a mocinha, linda, uma beldade, mas traumatizada pela morte precoce dos pais em um acidente de carro (acho que tem essa parte no livro, eu folheei). Eu vou colocar a mocinha para se apaixonar pelo vampiro galã logo no primeiro episódio, porque assim garanto que as (os) fãs de Crepúsculo vão gostar! Ah!!!! E a mocinha vai ter um diário também! O vampiro tem diário, a mocinha tem diário e EU tenho diário! Poxa, que bacana! Que bom que é tão fácil agradar pré-adolescentes com um romancinho simplório desses! Nem dá trabalho pra escrever, porque eu só preciso ficar colocando ele aparecendo do nada na porta da casa dela, no armário da escola e indo e vindo de festinhas com musiquinhas de The All-American Rejects e MGMT no fundo! Ih, mas aí faltava também agradar o target demográfico mais velho, sabe? Esses que cultuam True Blood, aquela série da HBO que as pessoas têm que PAGAR pra ver. Afe!

Lá tem a Sookie que é telepata! Em The Vampire Diaries teria que ter alguma coisa do tipo, porque vi que essa menina faz um sucesso danado (ela já ganhou um Oscar, mas não temos dinheiro pra tanto)! Por isso eu fui mais esperto que o Sr. Alan Ball e coloquei uma VIDENTE! Ahá, por essa nem eu esperava! Mas série de vampiro tem que ter sangue! Não adianta fazer igual Crepúsculo que o vampirinho nem dente direito tem! Coloquei um vilão mal mesmo, que chupa sangue de gente! Nossa, como eu sou audacioso! Mas eu fui além: liguei pro canal e mandei escalar um outro galã pra esse papel e me deram o Boone de LOST! Estamos duplamente feitos com o target feminino 10-12 anos! Pra melhorar mais ainda, coloquei o vilão pra ser IRMÃO do mocinho! Não é demais? Supernatural style! Aí eles vão viver vários dilemas: um não pode matar o outro porque é família, o do mal vai tentar mexer com a namoradinha do bonzinho e os dois vão fazer lutinhas com direito à voadora e tudo mais. Nossa, vai ser demais! Pra preencher as lacunas dessa história (ei, não dá pra escrever 13 capítulos direto só com isso, né?) a produção me ligou e disse que preparou coisas Ó-T-E-M-A-S! Pra começar, toda vez que o vampiro “do mal” entrar em cena vai rolar uma “neblina” misteriosíssima! Pra isso esgotamos todo o estoque de gelo seco da região de Hollywood! Não vai ter pra ninguém! Alugamos uns corvos também, porque corvos e vampiros têm TUDO a ver! Aí o Boone entra e vem fumaça e soltam os corvos adestrados! Que show! (Nenhum animal será ferido, claro, inclusive o Boone).

Só tem um probleminha. Como não temos o orçamento da HBO, já que ninguém paga pra ver a CW (e também quase ninguém vê mesmo), não vai ter essa de que vampiro não pode sair de dia. Em The Vampire Diaries pode sim! E eu nem sou louco de usar aquele artifício idiota de Crepúsculo em que o vampiro brilha purpurina quando está no sol. Não! Pelo que eu vi no livro, os vampiros dessa história vão usar um anel mágico que permite que eles andem em plena luz do dia! Assim não temos que pagar adicional noturno pra equipe e pros atores nas externas! Maravilha! Bom, acho que isso é tudo que tenho pra dizer sobre o piloto dessa série de que sou roteirista! Já posso até imaginar as manchetes de que essa foi “a maior estreia da história da CW“! Também pudera, né? Eu sou demais! Bom é isso, tomara que agora eu apareça na Oprah e no Letterman pra divulgar o programa! Até amanhã, diário!

XOXO, Gossi… Digo, Roteirista Orgulhoso de The Vampire Diaries!”


4 comentários:

  1. Amei esse texto.
    Pirado, original e muuuuuito criativo !
    Beijos de fada.
    Luka.

    ResponderExcluir
  2. MUito show o texto... muito louco, mais show XD
    Ainda nao tive a oportunidade de ler e nem ver a serie, mais tenho certo medo de faze-los.

    Otimo Blog.

    o/

    ResponderExcluir
  3. Quando li esse texto tive que postá-lo... Pra mi Vampire Diaries tá sendo o maior engodo de 2009! Mais ainda que a safadeza que é a série "Crepúsculo"!

    Beijos gente!

    ResponderExcluir
  4. Que louco!! O cara é muito sarcástico haha :)
    Gostei!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir