sábado, 17 de outubro de 2009

O Historiador

Título: O Historiador
Autora: Elizabeth Kostova
Editora: Objetiva
Número de Páginas: 544

Sinopse: "O Historiador consumiu 10 anos de pesquisas da autora, Elizabeth Kostova, e é inspirado na história real de Vlad, o Conde Drácula, numa mistura magistral de folclore e mito, com preciosos dados históricos, antropológicos e geográficos. Mas a explicação de seu imenso sucesso está na força dramática do seu enredo e na imensa vitalidade de seus personagens. Certa noite bem tarde, ao explorar a biblioteca do pai, uma jovem encontra um livro antigo e um maço de cartas amareladas. As cartas estão todas endereçadas a "Meu caro e desventurado sucessor", e fazem mergulhar em um mundo com o qual ela nunca sonhou - um labirinto onde os segredos do passado de seu pai e o misterioso destino de sua mãe convergem para um mal inconcebível escondido nas profundezas da história. As cartas fazem alusão a um dos poderes mais maléficos que a humanidade jamais conheceu, e a uma busca secular pela origem desse mal e sua erradicação. É uma caça à verdade sobre Vlad, o Empalador, o governante medieval cujo bárbaro reinado gerou a lenda de Drácula. Gerações de historiadores arriscaram reputação, sanidade, e até mesmo as próprias vidas para conhecer essa verdade. Agora, uma jovem precisa decidir continuar ou não essa busca - e seguir seu pai em uma caçada que quase o levou à ruína anos antes, quando ele era um estudante universitário cheio de energia e sua mãe ainda era viva."

"O Historiador" é um livro encantador para quem gosta de história. Forte, bem escrito e bem pesquisado, o livro nos carrega através de mistério, amor e solidão para locais maravilhosos como a belíssima Hagia Sophia e os confins da Romênia. Como a sinopse acima é bastante elucidativa sobre o que é, essencialmente, o enredo do livro, vou me ater às minhas impressões. "O Historiador" é um livro que não dá vontade de parar de ler, não só pela fluidez do texto e pelo interesse que a busca por Drácula proporciona, mas também pela história da jovem caçadora do vampiro. A busca maior não é por Vlad, mas pela mãe que se mistura com a história do empalador. Não é um livro tocante, mas é bastante emocionante. Fiquei literalmente obcecada pela história por um tempo, e li e reli "O Historiador" umas 3 vezes. Agora vou reler de novo, pq preciso de um sopro de coisa boa agora. O final é um pouco decepcionante e desnecessário, mas não é suficiente para tirar os méritos da autora e da obra. Tem um livro de uma autora brasileira, Roberta algo, que tenho aqui em casa e que segue a mesma linha de "O Historiador". Vou procurar e depois posto sobre ele! Tenham todo um excelente fds!

3 comentários:

  1. Oi Laura! Como vc está sumida!!!!
    Adorei O Historiador, considerei um verdadeiro "achado"!
    Fiquei com saudade do livro, agora que li sua resenha:)
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Oii! Estou super envolvida nessa onda de vampiros, e agora não vou deixar passar nenhum :)
    Como sempre excelentes resenhas, me deixa sempre curiosa hihi
    Beijos! :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Alê! Tive que pegar a semana passada para ajeitar a vida!rs... Mas agora estou de volta! :) "O Historiador" é fantástico! Amei esse livro, e releio sempre que posso!

    Celsina, vale muito à pena ler "O Historiador". É uma história envolvente e eletrizante, nada de ritmo lento! Vc vai adorar!

    Beijos meninas!

    ResponderExcluir