quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Labirinto - Kate Moose


Título: Labirinto
Autora: Kate Mosse
Editora: Suma de Letras
Número de páginas: 580
.
Sinopse: "Julho de 1209: na cidade francesa de Carcassonne, uma moça de 17 anos recebe do pai um misterioso livro, que ele diz conter o segredo do verdadeiro Graal. Embora Alaïs não consiga entender as estranhas palavras e símbolos escondidos naquelas páginas, sabe que seu destino é proteger o livro. Será preciso grandes sacrifícios e muita fé para garantir a segurança do segredo do labirinto - um segredo que remonta a milhares de anos, e aos desertos do antigo Egito...
Julho de 2005: durante uma escavação arqueológica nas montanhas ao redor de Carcassonne, Alice Tanner descobre por acaso dois esqueletos. Dentro da tumba escondida onde repousavam os antigos ossos, experimenta uma sensação de malevolência impressionante, e começa a entender que, por mais impossível que pareça, de alguma forma ela é capaz de entender as misteriosas palavras ancestrais gravadas nas pedras. Mas já é tarde demais, Alice percebe que acaba de desencadear uma aterrorizante seqüência de acontecimentos que é incapaz de controlar, e que seu destino está irremediavelmente ligado à sorte dos cátaros, oitocentos anos antes."
.
"Labirinto" é um livro intrigante, interessante e muito bem escrito. Duas épocas, duas mulheres ligadas por um segredo... Uma quer escondê-lo, outra quer descobrí-lo. O livro trata do segredo do Graal(sempre ele!), e confesso não é um livro fácil. É uma leitura difícil pela quantidade de detalhes e reviravoltas que o livro dá. Por vezes é cansativo, por vezes é empolgante, mas vale a pena. E muito!
.
As personagens principais do livro são a jovem Alaïs, que vive na Carcassone de 1209 e Alice Tanner, uma espécie de Lara Croft que em 2005 descobre uma tumba antiga com dois esqueletos e percebe que ali o mal habita. Alaïs é forte, inteligente, intuitiva. Em 1209, ela recebe de seu pai moribundo um livro que conteria o segredo do Graal. De posse do livro, Alaïs se vê no meio de uma trama intrincada de acontecimentos, e por 30 anos ela fosse de seus perseguidores, escondendo o valioso segredo. Foco na personagem Oriane, a indolente e pérfida irmã de Alaïs, que persegue o sangue de seu sangue por causa de sua sede de poder.
.
Alice, por sua vez, ao descobrir os esqueletos em uma tumba no Pic de Soularac é também perseguida por pessoas que cobiçam o que ela descobriu e pegou da caverna. As partes com Alice são muito interessantes também, mas confesso que foi a história da intrépida Alaïs que me prendeu ao livro.
.
Nota 7 para "Labirinto", perde 3 pontos simplesmente pela leitura um tanto quanto difícil.

2 comentários:

  1. Eu adorei, acredita? Alaïs me encantou....achei a história incrível. Mas achei o final ruim, como se de repente, ela perdesse a mão.
    Vc já leu Linha do tempo? Tem até um filme (que é um lixo), o livro tem a mesma divisão de tempo e é sensacional!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Eu tb gostei muito Alê! Só achei a leitura por vezes um tanto massante... mas fora isso, "Labirinto" é um livro para ter em casa e ler em momentos diferentes da vida. Talvez seja isso: quando li a primeira vez, há alguns anos, eu estava em um momento em que tudo deveria ser rápido, dinâmico. Agora que estou em um momento de "parar para cheirar as flores", pretendo reler. Creio que vou apreciá-lo ainda mais! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir