sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Eclipse


Título: Eclipse
Autora: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 464
Sinopse: " 'No silêncio mortal, todos os detalhes de repente se encaixaram, numa explosão de intuição.Havia algo que Edward não queria que eu soubesse. Algo que Jacob não teria escondido de mim. Algo quepôs tanto os Cullen quanto os lobos no bosque, movendo-se juntos numa proximidade perigosa. Algo que eu, de algum modo, esperava. Que eu sabia que aconteceria de novo, tanto quanto desejava que jamais acontecesse. Nunca teria um fim, teria?'
.
Enquanto Seattle é assolada por uma sequênncia de assassinatos misteriosos e uma vampira maligna continua em sua busca por vingança, Bella está cercada de outros perigos. Em meio a isso, ela é forçada a escolher entre seu amor por Edward e sua amizade com Jacob, uma opção que tem o potencial para reacender o conflito perene entre vampiros e lobisomens. Com a proximidade da formatura, Bella vive mais um dilema: vida ou morte. Mas o que representará cada uma dessas escolhas?"
.
Como disse na resenha passada, a partir de "Lua Nova" as coisas começam a dar totalmente errado para Bella, Edward, e para a própria autora. Stephenie perdeu a mão totalmente após "Crepúsculo", e em "Eclipse" não é diferente. Vampiros recém criados andam espalhando o terror em Seattle. Os Cullen estão alertas, temendo uma visita dos Volturi para botar ordem na zona, e preocupados que eles descubram que Bella ainda é mortal. Bella, com seus dilemas altamente relevantes, se preocupa em manter a amizade de Jacob(mantendo sua forma humana) e continuar o namoro com Edward(se tornando a esposa vampira do galã atormentado). Bella está sempre errada, e suas duas escolhas podem ter consequências muito ruins: continuando humana, os Volturi podem castigar os Cullen por isso, e Bella pode acabar morrendo; se virar vampira, perde a amizade de Jacob e pode deflagrar uma grande confusão entre lobinhos e sanguessugas. Ou seja, se ficar o bicho pega, se correr o bicho come. E Bella fica lá, no meio de tudo, segurando as pontas para conseguir ficar num meio-termo o maior tempo possível. Dona Victoria aparece de novo, com sua sede de vingança(né por nada não, mas acho a Vic super exagerada...), criando o tal exército para acabar com Bella.
.
No meio de toda a confusão, Bella fica confusa sobre seus sentimentos por Jacob, e eles acabam dando uma pegadinha...rs. Edward, cara bacana que é, perdoa, entende, consola. Ele é demais né?rs... A melhor parte do livro é a luta entre o bando de recém transformados de Victoria e a aliança improvável entre lobisomens e vampiros. Parte mais bem escrita do livro, sem dúvida. Nossos amigos Volturi aparecem de novo, e mesmo Bella não sendo vampira, Carlisle(bico doce ele...rs...) consegue convencer a realeza de que ela vai virar vampira em breve.
.
Nota 4 para o livro. "Eclipse" é um pouco melhor do que "Lua Nova" pois a parte da luta com os recém criados salva o livro. Os draminhas do triângulo Jabeed não convencem, não funcionam, não tem apelo e acabam sendo tediosos. Talvez eu seja grossa demais, rs, e não perceba o lirismo da história toda...

2 comentários:

  1. Edward foi um bobão...me decepcionou totalmente.
    Detestei este livro! Não vi nada de bom.
    Não tinha pensado na possibilidade de uma história com os Volturi, mas não é que podia dar certo????
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Alê, Edward é um bobão. E um chato. E um pau mandado. E um... e um... ah, nem sei mais o que ele é,rs. Só sei que me irrita!

    Beijos!

    ResponderExcluir