sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Personal Velocity

O título do post, "Personal Velocity", é o nome de um filme muito bom (que no Brasil ganhou o título "O tempo de cada um") que conta a história de três mulheres em encruzilhadas nas suas relações com os homens, que optam pela fuga. Após tentarem por muito tempo esconder sua verdadeira essência, de se acomodarem a uma segurança que as protegia de ser quem eram verdadeiramente, acabam por, de uma forma tortuosa e sobretudo dura, encontrar o seu caminho. O relato de um acidente de ônibus une levemente as três histórias. Mas o elemento verdadeiramente comum é o de revelação, de epifania, três pontos de virada de três vidas completamente distintas.
.
A alusão ao filme aqui é para dizer que os livros também tem seu próprio tempo. Por vezes achamos um livro massante ou pouco interessante pq não estamos no "tempo" daquele livro. A primeira vez que li um livro de Paulo Coelho, "O Diário de um Mago", adorei. Naquele momento da minha vida tudo o que estava naquele livro fazia sentido para mim. Hoje, nem tanto. A primeira vez que li "Labirinto", da Kate Mosse eu estava num momento em que tudo deveria ser dinâmico, apressado, rápido. E achei o livro um pouco arrastado. O momento da minha agora é "parar para cheirar as flores", então acredito que "Labirinto" vai cair como uma luva quando for relido. "Harry Potter" tem gosto de infância, de brincadeira, e como guardo esse tempo em mim, creio que daqui a 10 anos poderei reler a série de J. K Rowling com os mesmos olhos. Agatha Christie me revelou bem cedo que meu olhar era diferente, pois o tempo de livros como "Os crimes ABC" casaram perfeitamente com meus 9, 10 anos... e casam tão bem com meus 26! "O Guarani" me mostrou meu tempo de ser brasileira. Edgar Allan Poe é meu tempo de ser soturna e atormentada. Marian Keyes é meu tempo de ser leve e engraçada. E aí, qual é o seu tempo agora?

6 comentários:

  1. Olá Laura!! :)
    Seu blog de cara nova ta show! Gostei mesmo, estou querendo o mudar o meu também ^^

    (...)
    O tempo é relativo... Os livros são relativos, concordo com vc...
    Não sei qual é o meu tempo, acho que estou na era vampiros e terror com o Stephen King :D
    (hihi)

    Haa... Obrigada pelo selinho, estou super feliz!!
    E que bom que gosta dos meus posts, também adoro os seus!
    Beijoss!

    ResponderExcluir
  2. Novo template!!!!!Parabéns!!!!Ficou ótimo!
    Ai...que vergonha...te mandei um monte de links de templates super "over" e vc é super "clean"....
    Eu passei exatamente pela mesma coisa que vc com Paulo Coelho....amava Brida e hoje, não posso nem ver.
    Meu momento é de ler livros de "gente", tipo O Catador de Conchas....tô enjoada de vampiros (mas não consigo parar de ler), enjoada de policiais (mais comprei montes e agora tenho q dar conta)
    Bj :)

    ResponderExcluir
  3. Muito legal seu post... realmente, os livros têm "época" na nossa vida, o melhor momento... concordo plenamente! :)

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oii de novo, te deixei um selinho lá no blog.
    :)

    ResponderExcluir
  5. Boa pergunta!! (Pensando...) Passei pelo Alienista e pelo Nas margens do Rio Pietra eu sentei e chorei - de Peulo Coelho - como se fossem os melhores livros do mundo! E eram naquele tempo. Alencar embalou uma fase menina de minha vida e hoje, embora menina ainda, me parece muito típico o que ele diz. Machado muito sério e reflexivo. O Segredo, mais pra manual que realidade - eu pensava o inverso há uns 4 meses atrás. Bem, pensei, pensei e... estou na fase das Memórias de minhas putas tristes!! Olhar o amor, a vida, o tempo, a morte como são: eternos em mim, efêmeros em mil dimensões que não me perguntam nem se importam com minha opinião. É isso!

    Bjos, guria! Bom finds.
    LU MARIA

    ResponderExcluir
  6. Celsina, tava precisando mudar a cara dele um pouquinho... mas esse ainda não é o layout definitivo! Espero que ele fique ainda mais bonitinho...rs. Eu estou querendo entrar num tempo de coisas mais fofas... acho que vou deixar os vampiros e cia. um pouco de lado...rs... Vc merece mts selinhos! :)

    Alê, sobre o template, o que houve foi o seguinte: eu amei os que vc me mandou, e selecionei quatro lindos, lindos, lindos... mas quando os carrego no site os meus widgets(acho que é isso mesmo o nome,rs) somem! Perco minhas listinhas, meus selinhos, tudo... por isso coloquei um dos modelos prontos, só pra mudar a cara! Tem como eu mudar e não perder minhas coisinhas?! Tb ando enjoada de vampiros e afins. Mas tb não consigo parar de ler...rs...

    Fernanda, acredito que existe momento pra tudo na vida... inclusive para os livros... tem horas que a gente precisa de algo mais leve, tem horas de ser mais soturno...

    Lu, adorei o final do seu comentário! Estou entrando nessa fase tb... e estou precisando de dicas de livros para vivê-la mais intensamente! O que vc me recomenda?

    Beijos meninas!

    ResponderExcluir