terça-feira, 25 de agosto de 2009


Título: É fácil matar
Autora: Agatha Christie
Editora: Círculo do Livro
Número de páginas: 230
.
Sinopse: "Em É Fácil Matar, publicado originalmente em 1939, o jovem policial Luke Fitzwilliam não acredita quando a velha senhora que se senta ao seu lado no trem para Londres lhe garante que uma série de assassinatos está em curso na sua cidade natal, a pequena e pacata Wychwood-under-Ashe. Ele não lhe dá ouvidos mesmo quando ela afirma que a próxima vitima será o médico local. Mas o comportamento de Luke muda quando, horas depois, a imaginativa velhinha é morta num atropelamento -e mais ainda quando fica sabendo da inesperada morte do dr. Humbleby."
.
Uma das coisas que eu mais gosto em Dame Agatha é sua criatividade nos títulos das obras. É fácil matar, Um brinde de cianureto, Convite para um homicídio, entre outros, são bons exemplos disso. Mais um romance sem Miss Marple ou Poirot, "É fácil matar" tem por "investigador" Luke Fitzwilliam, policial que ao viajar de trem encontra uma simpática velhinha que conta que estão ocorrendo assassinatos em sua cidade natal, e que a próxima vítima é o médico local. A velhinha estava justamente indo ao FBI fazer uma denúncia. Luke não dá muita bola, mas fica sabendo uns dias depois que a velhinha foi atropelada, e que o médico está morto. Luke usa seus contatos na polícia para descobrir onde a velhinha mora e segue para a aldeia, onde se faz passar pelo primo distante de uma das moradoras e se empenha em desvendar o mistério. Sou suspeita para falar de Agatha pq sou fã incondicional dela... mas esse é um dos melhores livros da autora, embora tenha sentido falta de Miss Marple(é o tipo de caso que ela adora: mortes inexplicáveis em uma pequena comunidade) ou do falastrão Hercule Poirot.

2 comentários:

  1. Até hoje só li um livro da Agatha, mas gostei bastante... ela tem um estilo ótimo! :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Laura, eu tinha em minha cabeça q já tinha lido este livro, mas quando li sua resenha, não lembrei de nadinha.....acho q não li mesmo!
    Que estranho!
    Bj

    ResponderExcluir