segunda-feira, 3 de agosto de 2009


Título: Harry Potter e a ordem da fênix
Autora: J.K. Rowling
Editora: Rocco
Número de páginas: 766
.
Sinopse: "Harry não recebe mais cartas de Ron e Hermione, o verão está insuportável e Harry escuta de repente um barulho na casa dos tios. Válter, o tio de Harry, desconfia que ele tenha sido o autor do barulho, Harry chateia-se e começa a andar pelas ruas quando vê o seu primo Duda e os seus amigos. A caminho de casa, Harry e Duda começam a discutir. Duda fala algo sobre Cedrico, e Harry puxa a varinha, mas não a usa. De repente, chegam dois dementadores que atacam Harry e Duda, e Harry usa magia para se livrar dos dementadores. A Sra. Figg, uma vizinha de Harry, chega e começa a falar que um tal Mundungo Fletcher o estava seguindo por ordens de Dumbledore, e saiu no seu turno de vigilância. Harry nunca imaginou que a Sra. Figg fosse bruxa, e ela revela-lhe que é um aborto. Harry também se enraivece quando descobre que Dumbledore pediu para que pessoas o seguissem. Quando chega na casa dos Dursley, os tios lhe pedem informações sobre como tudo aconteceu, e chegam a pensar que o Harry usou magia contra Duda, mas o que mais preocupou Harry foi uma carta dizendo que ele fora expulso de Hogwarts! Minutos depois, chega outra dizendo que, em vez disso, Harry terá que comparecer a uma audiência disciplinar com um grupo de pessoas, incluindo amigos de Harry como Remo Lupin. Eles levam-no em vassouras até a casa de Sirius Black. Harry encontra Ron e Hermione e grita com eles um monte de coisas dando vazão à sua raiva do verão. Os amigos explicaram o que é a Ordem da Fênix. Harry vai até a audiência com o pai de Ron. Na audiência, Harry, por um triz é absolvido. Na saída do Ministério, Harry e Arthur vêem o Ministro da Magia que ultimamente tem engrossado com Dumbledore ao lado do Comensal da Morte, Lucius Malfoy. Harry, Ron e Hermione voltam à Hogwarts."
.
Um dos livros mais extensos, e o que eu menos gosto da série. A Armada de Dumbledore impera, e Dolores Umbridge aparece com seus métodos pouquíssimo ortodoxos de disciplinar os alunos que se levantam contra as mentiras do Ministério da Magia. Livro sombrio, mostra a batalha contra Voldemort cada vez mais perto. Os alunos de Hogwarts, crianças ainda, precisam aprender a se defender por conta própria, uma vez que o Ministério nega qualquer possibilidade da ascenção do bruxo das trevas. Os comensais da morte estão ativos, e na sala das profecias acontece uma das cenas mais emocionantes do livro e também do filme. Vale a pena ler, mas é o pior livro da série...

4 comentários:

  1. Concordo com vc Laura, foi o livro que menos gostei, mas mesmo assim ele é a chave para tudo o que vai acontecer depois....não dá para entender a saga do nosso bruxinho predileto sem amargarmos lendo A Ordem da Fênix...pelos mesmos motivos q vc citou....o ministério da magia não acreditando na volta do Lord das Trevas, os comensais da morte....enfim, toda a trama tenebrosa e triste que este livro trás.
    Adoro suas resenhas!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Laura...

    Realmente esse livro parece que só enche linguiça... mas depois entendemos os motivos (mas não gostamos mais dele por isso)... adoro o Sirius (coloquei até o nome no meu cachorro), então, pra mim esse é o livro mais triste... e lembro como foi duro esperar o lançamento do sexto...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nenhum dos livros do Harry, só vi ao filme, mas logo logo vou colocar essas leituras em dia!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Realmente meninas, ficaria impossível entender toda a trama de HP sem a leitura do moroso "HP e a Ordem da Fênix". Chamo esse livro e o próximo, "Enigma do Príncipe" de os "livros da revelação". Eles preparam magnificamente o terreno para o final da série. O que mais admiro em J.K. Rowling(e que a meu ver falta em Stephenie Meyer) é que J.K. não escreve uma linha desnecessária. Tudo está ali por um motivo, nada é gratuito!

    Ale, que bom que vc gosta das resenhas, fico muito feliz com isso! :)

    Dé, seu cachorro deve ser um fofo! Como eu fiquei triste pelo Sirius...

    Mariane, vale a pena ler os livros. São muito bem escritos, com detalhes que filme nenhum mostrou...

    Beijos!

    ResponderExcluir