quarta-feira, 12 de agosto de 2009


Título: Crepúsculo
Autora: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 416

Sinopse: "Isabella, uma jovem americanas recém-chegada à cidade de Forks, estava convicta de três coisas: Edward era um vampiro, havia uma parte dele que tinha sede do seu sangue e ela estava totalmente apaixonada. Só não percebe que quanto mais se aproxima dele, maior o perigo."

Primeira resenha da série "Crepúsculo", fenômeno de vendas da americana Stephenie Meyer, que além de sucesso nas páginas impressas virou sucesso também no cinema. O primeiro livro foi um grande acerto de Stephenie. A autora não é tão coesa e coerente como outras que seguem o mesmo tema(Meg Cabot, J.K. Rowling...), mas conseguiu escrever um livro leve, interessante, que prende o leitor até a última página, sem cometer muitos deslizes. Edward me parece o protótipo do "Romeu-vampiro": é bonzinho, não ataca humanos, é bonitão, descolado e rico. Bella quer ser(mas não consegue) uma anti heroína: desajeitada, tímida, comum, sem muitos atrativos. Mas acaba sendo simplesmente apenas uma mocinha açucarada, sem personalidade, que está ali por estar. Um dos piores pontos da série "Crepúsculo" são justamente os personagens, que como já disse aqui antes, são rasos, muito rasos. Não consegui me afeiçoar a nenhum. E vocês? Apesar de tudo que disse, Crepúsculo é um ótimo divertimento, e é o melhor livro da série.


4 comentários:

  1. Olá!!!!
    Eu gostei demais de Crepúsculo...emprestei para todo mundo...fiquei extasiada com a história de amor e principalmente com a imagem de um Edward sensual e perturbado....(a Bella é uma besta, não precisa dela na história!)
    Eu odiei todos os outros livros, em intensidades diferentes, mas odiei!!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Ahhh...faltou uma coisa: amo a capa do livro!

    ResponderExcluir
  3. Hehehe... a Bella é muito sonsa, né?? Sem sal, sem açuçar...
    Bem, eu até gostei do Crepusculo, mas não entendo o porque de tanto frenesi...

    Beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  4. Alê, eu tb amo a capa do livro! Só não é melhor do que a de Eclipse... pelo menos as capas são boas!hehehehe...

    Eu acho a história de amor deles mais obssessiva que encantadora... lembro bem de um trecho de Eclipse, se não me engano, da mãe da Bella dizendo que achava estranho o modo como eles se movimentavam, sempre um ao redor do outro, sempre em um círculo fechado, protetor. Não sei, mas fiquei meio arrepiada com isso. Não consigo ver só amor ali. Vejo posse, vejo objetificação... Edward arrumou um brinquedinho que ele gostava mais que os outros e tinha medo de quebrar...

    Acho que Stephenie bebeu nas fontes certas ao construir tanto Edward como Bella: funciona, mas é entediante. Eles são previsíveis demais.

    Débora, Crepúsculo é um bom livro. A Bella é sem sal, sem açúcar, e pior de tudo: Amélia demais. Mesmo com essa suposta aversão a compromisso, de não querer casar com Edward, ela era Amélia no sentido literal da expressão: submissa, dependente, boba. Só isso... Também não entendo o frenessi. Coisa de adolescentes, talvez...rs...

    Beijos meninas, obrigada sempre pelos comentários!

    ResponderExcluir