quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Título: O Mapa dos Ossos
Autora: James Rollins
Editora: Ediouro

Número de páginas: 496
.
Sinopse: "A origem dos Magos do Oriente é um mistério. Nem ao menos se sabe quantos são. Alguns evangelhos dizem que são quatro. Outros chegam a seis. Muitos entendem que são três, por causa dos presentes que trouxeram ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra. A história vai revelando aos poucos esse enigma. Na Catedral de Colônia, Alemanha, durante uma missa de Ação de Graças dedicada aos Reis Magos, um grupo de mercenários disfarçados de monges roubam seus ossos, que estavam em um relicário de ouro, e exterminam os fiéis de uma maneira diabólica, colocando uma substância química (que mais tarde foi identificada como ouro no estado m, uma forma de extrema pureza do ouro, um pó branco inodoro) misturada à santa hóstia, profanando-a. Um dos sobreviventes vê a imagem do dragão na roupa do líder dos assassinos. Esse é o símbolo da Corte do Dragão, grupo pertencente a uma seita milenar de alquimistas e assassinos. O Vaticano aciona seu serviço secreto e a polícia de Roma indica uma especialista em roubos de obras de arte. Entram em cena Rachel Verona e seu tio, o padre Vigor, que, em conjunto com a Força SIGMA, braço armado do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, formam uma equipe de agentes e cientistas para prender os ladrões das relíquias. Os agentes da SIGMA são liderados por Gray Pierce. Ao investigar as pistas a equipe da SIGMA se depara com um segredo sagrado, há muito perdido, e que colocará as chaves do mundo na mão de quem o desvendar. Eles seguem um labirinto de pistas que os levam das catedrais góticas européias aos vestígios das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e também a um local místico onde a ciência e a religião se unem para vencer uma ameaça nunca vista desde o início de todos os tempos."
.
"O Mapa dos Ossos" é o primeiro volume da Trilogia Força Sigma(formada tb por A Ordem Negra e AÚltima Traição de Judas) e pra mim o melhor entre os três. Não sei vocês, mas é só juntar ciência, religião e história para me conquistar de vez. O livro é muito bom e tem personagens bastante complexos(diferentes dos rasinhos que a gente vê por aí) e de certa forma bem reais. Cientistas, religiosos, assassinos... todos com suas nuances de bem e mal, nenhum formado de uma só qualidade. O ritmo do livro é vertiginoso, mas não daquele modo que incomoda. Você consegue sentir transpirando por cada página a urgência de se encontrar a chave do mistério, e consegue imaginar vividamente os locais e as situações. "O Mapa dos Ossos", além de ter uma história fantaástica, é um livro que aguça todos os sentidos.

2 comentários:

  1. Eu adorei mapa dos ossos também! Gosto da maneira que o autor escreve, levando vc ao limite, sempre deixando uma grande expectativa!!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Alê, O Mapa dos Ossos é maravilhoso... tô meio engasgada com a última parte da trilogia, "A nova traição de Judas", mas agora(depois da página 200) ficou bom... acho que termino de ler essa semana ainda. Finalmente chegou no combo que mais me admira em James Rollins: mistério+exploração histórica. O começo é muito científico pro meu gosto...

    Beijos!

    ResponderExcluir