terça-feira, 29 de setembro de 2009

O Guarani

Título: O Guarani
Autor: José de Alencar
Editora: Martin Claret
Número de páginas: 279
.
Sinopse: "O romance conta a história de amor entre o Índio Peri e a moça branca Ceci, tendo como cenário o Brasil do século XVII. Escritor romântico enfocou os mais importantes aspectos da nossa realidade. "
.
Eu adoro José de Alencar. Acho que ele tem uma clareza de escrita única. Amo seus amores, sua visão do Brasil, seus protagonistas. "O Guarani" se passa na Serra dos Órgãos, e conta o amor de Ccei, branca, filha de D. Antônio de Mariz fidalgo que explora metais preciosos, e o índio Peri. Tudo começa quando Diogo, irmão de Ceci, mata uma indiazinha acidentalmente. A tribo Aimoré quer vingança, e resolvem assassinar Ceci, que acaba sendo salva por Peri. A partir daí é muita luta, mt amor, mts sacrifícios dispostos a serem realizados para a salvação de quems e ama. Às vezes resolvo sair um pouco do mundo de sombras que os vampiros, os gênios do crime e afins habitam para ver coisas mais iluminadas, como o amor casto e puro de duas raças que não se entendem e se discriminam para depois entender que o amor, o verdadeiro amor, não vê barreiras...

6 comentários:

  1. Nunca me interessei em ler, e como não fui obrigada na escola... acabou passando, hora de rever os conceitos...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  2. Aiii, uma delícia de livro... como eu sonhei com um Peri naquela época...
    Jose Alencar é um dos meus favoritos, fui viciada nele dos 13 aos 15 anos... delícia!

    ResponderExcluir
  3. Menina, eu não aguento este livro!!! Sério....a cena final de tudo indo embora com as águas é a única coisa que me marcou.
    Acho o livro mais chatinho dele....
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  4. Tenho vontade de ler esse livro... :)

    Queria que minha professora tivesse indicado a leitura dele no segundo grau, mas não aconteceu..

    Bjo!

    ResponderExcluir
  5. Hoo tempinho bom da 8º série ^^
    pena que na época não dava muito valor aos livros.

    Bjs! :)

    ResponderExcluir
  6. Carol, obrigada pelo presente! Amei! :)

    Dé, eu gosto bastante do "Guarani". Acho uma história forte, bem escrita (José de Alencar é O cara), bem narrada... é tudo muito simplório e bobinho, amor de adolescente, mas é tão fofo... tem dias que vale a pena ler algo açucarado. Faz bem! :)

    Ju, é mara né?! Eu adoro "Encarnação", vai ser minha resenha de hoje...

    Alê, a cena final da água levando tudo é bem marcante mesmo. Mas vá lá, a história de amor é fofa né?!hehehe... Acho que ando muito romântica esses dias...hehehe...

    Fê, altamente recomendado. Creio que vc vai gostar! E se não tiver lido "Encarnação", recomendo também. Primoroso.

    Celsina, eita tempo bom de 1º e 2º graus...hahahaha... eu li tanta coisa boa nessa época, e tirava altaaaas notas bacanas....hehehehe... Não é à toa que sou professora de literatura (apesar de infelizmente não atuar na parea... afe... quando será que vão voltar a dar Literatura como matéria separada na escola hein?!)!

    Beijos meninas!

    ResponderExcluir