terça-feira, 15 de setembro de 2009

The Wish List






Vagando pela Central de Lançamentos do meu querido Submarino, fui correndo ver as novidades em livros. Encontrei cinco interessantes, que já foram parar na minha "Wish List".
.
O primeiro, "Guia Ilustrado Zahar de Mitologia" me ganhou pq além de conter os já conhecidos mitos das Mitologia Grega e Romana, tb contém mitos e lendas menos conhecidos de povos das Américas, Ásia e África. Indispensável, segundo o Submarino(e eu acredito nele,hehehe) na estante de qualquer apaixonado por Mitologias.
.
"The Lost Symbol", do nosso amigo Dan Brown, parece muito promissor. Tanto quanto "O Código DaVinci", aparentemente. Dessa vez nosso Indiana Jones, digo, Robert Langdon estará em lua de mel com Sophie Neveu(ela mesma, nada mais nada menos que a descendente diretíssima de Jesus, The Christ, em O Código) em Jerusalém. Langdon morre e Sophie o faz ressurgir dos mortos. Eles são capturados por fundamentalistas e obrigados a ajudar na procura do Santo dos Santos. Uau, fiquei com vontade de ler agora. Sensacionalista, polêmico, prontinho pra deixar Seo Bento XVI de cabelo em pé. Uma máquina de dinheiro.
.
"Sepulcro" é o novo romance de Kate Mosse, autora do bacanoso "Labirinto" (resenha aqui no blog). Em Sepulcro, duas histórias paralelas estão separadas por mais de um século. Em outubro de 1891, a jovem Léonie Vernier e seu irmão Anatole saem apressadamente de Paris para o Domaine de la Cade, a imponente propriedade da família de sua mãe, próxima da cidadela medieval de Carcassonne. O rapaz corre risco de vida e divide um segredo com sua tia Isolde, que mora no local. Logo, Léonie também terá seu segredo guardado sob a copa das árvores das florestas escuras da região, dentro da sinistra câmara mortuária que ali se esconde desde tempos imemoriais. E cuja chave é um baralho de tarô muito particular, de poder inimaginável. Mais de cem anos depois, em outubro de 2007, a bordo de um trem recém-saído de Paris, Meredith Martin tem muito sobre o que refletir. O que a leva ao exclusivo Hotel Domaine de la Cade parece ser apenas a pesquisa de uma biografia do compositor Claude Debussy. Mas ela sabe que há mais: o desejo de descobrir as origens de sua família, que parecem remontar à misteriosa região. A velha partitura de piano amarelada e as fotos antigas que foram só o que sua mãe lhe deixou são a única chave de que dispõe. E as cartas, em que até então nunca acreditara. As encruzilhadas que ligam Léonie e Meredith são o grande mistério de Sepulcro. Os antigos enigmas que as cercam - se desvendados - podem levar a um grande tesouro, de serenidade e crescimento pessoal.
Delicioso não? (adoro me referir a livros como "deliciosos". Acho que a expressão cabe bem em um bom livro)
.
Depois de "Sepulcro", me interessei por "A passagem do anjo", do John Sack. Ele é o autor do péssimo "A Conspiração Franciscana", que não terminei de ler até hoje mas pretendo dar uma terceira chance. A premissa do livro me interessou bastante: um frei que vira lobisomem, que tem uma rixa com o papa Bonifácio. Adoro quem tem rusgas com papas, são um dos meus tipos preferidos de pessoas.
.
O último, "A história de Edgar Sawtelle" me ganhou pela aparente doçura e tristeza. Mudo desde o nascimento, Edgar Sawtelle se comunica apenas por sinais e bilhetes. Leva uma vida serena com os pais na fazenda da família, em um lugar remoto dos Estados Unidos. Ao longo de gerações, os Sawtelles criaram e treinaram uma raça de cães cujo dedicado companheirismo tem sua síntese em Almondine, a amiga e eterna aliada de Edgar. A volta inesperada de Claude, o tio paterno, leva o caos ao então pacífico lar dos Sawtelles. Após a morte repentina do pai de Edgar, Claude se insinua na vida da fazenda e conquista o afeto da mãe do menino. Confuso e dominado pelo sofrimento, o rapaz tenta provar que Claude teve algum papel naquela morte, mas esse plano fracassa e se volta contra Edgar, resultando em novas tragédias. Ao fugir para a área florestal nos limites da fazenda, Edgar amadurece em contato com a vida selvagem, ao lutar pela própria sobrevivência e a dos três jovens cães que o acompanharam. Contudo, a necessidade de apontar e de enfrentar o assassino do pai e a devoção aos cachorros sawtelle fazem o menino voltar para casa.

2 comentários:

  1. Querida, sua wish list está muuuuito parecida com a minha!!! Sepulcro e The Lost Symbol vou ler de qualquer jeito, com dinheiro ou sem dinheiro, vou comprar e pronto. (Eu queria o Sepulcro que está no Submarino e que vem com o pack de tarot....sou apaixonada por tarot!mas ainda tá carooooo) Quero ler o livro do John Sack também, eu li a Conspiração Franciscana e também não gostei da maneira que ele conduziu a história, mas a premissa era interessante....adoro coisas que incomodam a igreja e suas verdades absolutas.
    Quanto ao livro de mitologia.....pq vc foi mostrar??????? Agora vou querer!!!! Adoro mitologia e tenho o livro de ouro da mitologia grega, mas fiquei intessada neste, pq vc falou de outros países e eu não conheço nada que não seja mitologia grega....
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Os livros de Dan Brown são ótimos!
    Adorei o livro de mitologia acho super interessante!Ainda que eu não conheça nada que não seja da mitologia grega...
    Já ouvi falar de Kate Mosse mas nunca li nenhum livro =(
    Quanto ao livro do anjo o título e a capa atiçam a curisidade,e o último livro que você citou eu nunca tinha ouvido falar...
    bjoo =)

    ResponderExcluir